segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VOCÊ SABIA?
QUE AS PALMAS EM CULTO A DEUS PODEM TRANSMITIR UMA MENSAGEM CONFUSA?
“Por exemplo, além da voz humana, existem os instrumentos musicais, como a flauta e a harpa. Se os sons não saírem com toda a clareza, como poderá alguém saber o que está sendo tocado em um ou outro desses instrumentos?” I Coríntios 14.7 – (NTLH)
Estamos vivendo a época das palmas descontroladas nos cultos. Tudo é motivo de palmas. O dirigente do culto fala qualquer coisa, e pronto: o povo se põe a aplaudir.
Após os cânticos, palmas. Após a pregação, palmas... será que não está havendo um exagero? Quero evitar o caminho da crítica. Quero apenas que passemos a pensar sobre o tema.
Bem, no Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio, vemos a definição de “palmas”: “aplauso manifestado”; diz ainda que “aplauso acontece depois que termina um espetáculo”.
Reflita comigo: em culto a Deus, estamos presenciando um espetáculo? Ao cultuar a Deus, precisamos questionar nossas posturas, atitudes, afinal, não somos robôs.
Focando o texto em referência, porque usamos as palmas? Qual o objetivo? Nossa atitude através das palmas é de fato a exaltação a Deus? Ou queremos engrandecer as pessoas que estão à frente?
Ou será que desejamos criar movimentos, ruídos para evidenciar que realmente está ocorrendo uma ação de Deus durante o culto? Será?
Para terminar, vamos considerar o texto de Efésios 4.14 (NTLH): “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.”

Fique atento: PORQUE AS PALMAS EM CULTO A DEUS PODEM TRANSMITIR UMA MENSAGEM CONFUSA!

Um comentário: