terça-feira, 25 de maio de 2010

VOCÊ SABIA?

QUE PRECISAMOS CONFESSAR

OS NOSSOS PECADOS?

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tiago 5.16 (RA).
Temos uma tendência forte de enxergar no texto acima somente a expressão final, quando diz: “... Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo...”.
Devemos, porém, dedicar a devida atenção à parte inicial do versículo, visto que negligenciá-la certamente impedirá a condição de justo, mencionada no final do texto.
Confessar os pecados, primeiro a Deus e também ao nosso próximo, é uma atitude que agrada a Deus e faz com que Ele veja em nós comportamento de filhos obedientes. Quando tomamos a decisão de ser discípulos de Jesus, nossa atitude primeira tem de ser de arrependimento
acompanhada da confissão de pecados, “Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.” Marcos 1.5 (RA).
Aprendemos ainda que a pessoa que encobre as suas transgressões jamais prosperará: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”. Provérbios 28.13 (RA).
Confessando os pecados, admitindo as fraquezas receberemos de Deus a condição de justo.

Você tem confessado
os seus pecados?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

VOCÊ SABIA?

QUE EXISTE A
SÍNDROME DO FARISEU?

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!” Mateus 23.27

Jesus expressa no capítulo 23 do livro de Mateus os “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas...”. Os Evangelhos estão cheios de controvérsias entre Jesus e os fariseus, porque?
Porque eram arrogantes, “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;” Lucas 18.11
Porque queriam impressionar os outros, “Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens;...” Mateus 23.5
A postura de superioridade dos fariseus era tanta que a Bíblia diz: “Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele." Lucas 7.29-30
Poderíamos ainda citar outros textos acerca do comportamento dos fariseus, mas o que temos já é suficiente para avaliar o nosso comportamento.
Será que não estamos também tendo o mesmo comportamento? Será que não estamos buscando a nossa glória? Será que não estamos invertendo os valores?
Pense nisso e mude enquanto é tempo. Vigie para não viver:
A SÍNDROME DO FARISEU!