segunda-feira, 25 de maio de 2009

VOCÊ SABIA?

QUE A MELHOR ESCOLA
BÍBLICA É A NOSSA CASA?
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6.6-9 – (RA)
Quando meditamos com atenção no texto em referência, ficamos sem ação ao compararmos o ensinamento que ele traz à prática que estamos vivendo.
A Sua Palavra tem de estar no coração do homem e este tem a responsabilidade de ensinar aos seus filhos, em sua casa.
Significa então que a nossa casa é a escola onde a Bíblia deverá ser ensinada e aprendida. Veja que o texto diz “inculcarás”. Outra tradução da Bíblia diz: “intimarás”. Com estes dois termos, vemos Deus nos incentivando a sermos aplicados no estudo de Sua Palavra.
A geração que vivemos está se distanciando do verdadeiro ensino da Bíblia, porque os lares, as famílias, estão deixando de obedecer à ordem de Deus. Textos fora do contexto têm sido usados como pretexto para firmar falsas doutrinas e nisso muitos estão sendo enganados.
Quero convidá-lo a mudar esta realidade. A solução é voltarmos para a obediência ao Senhor Deus.
Vamos reunir a nossa família, ler a Sua Palavra
e fazer da nossa casa uma Escola Bíblica. Amém?!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

VOCÊ SABIA?

QUE UM FILHO É USADO
PARA ABENÇOAR FAMÍLIAS?
“O rei disse a José: — Diga aos seus irmãos que carreguem os animais e voltem para a terra de Canaã. E me tragam o pai deles e as famílias deles. Eu lhes darei as melhores terras que há no Egito, e eles comerão o que este país produz de melhor.” Gênesis 45.17-18-(NTLH)
Como tudo isto aconteceu na vida de José? Creio que um dos momentos em destaque foi o seu testemunho quando esteve morando na casa de Potifar, ele foi fiel a Deus. Deus foi honrado pela sua vida. Gênesis 39.1-12Por que teria sido que José não cedeu à tentação?Em virtude do caráter que ele construíra, dotado dos elementos da vontade, da inteligência e da consciência bem formada;
Em virtude de seus deveres que reconhecera (39.8);
Em virtude de seus deveres para com Deus, cuja soberania ele reconhecia como sendo suprema em sua existência (39.9);
Como teria sido que José resistiu à tentação?Ele se recusou mentalmente a, sequer, considerar a possibilidade de atender aos convites tentadores (39.10);
Ele manifestou a sua recusa verbalmente (39.8);
Sua recusa o levou a fugir - "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." I Timóteo 6.11
Filhos recusem a proposta do pecado.
Concentrem-se em Deus para abençoar famílias.

segunda-feira, 11 de maio de 2009


VOCÊ SABIA?

QUE APENAS UM DIA
PARA AS MÃES É POUCO?
“Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe;...” Mateus 15:4

Queridos leitores, vamos aprender um pouco sobre HONRAR a mãe. O texto em referência é pronunciado por Jesus, porém sabemos que se trata do 5º mandamento registrado em Êxodo 20.12 e repetido por Moisés em Deuteronômio 5.16. Observando que é o único com a promessa de viver por mais tempo.
Posteriormente, o apóstolo Paulo faz referência quando escreve aos Efésios 6.2. Honrar a mãe, dentro do contexto que Jesus está falando, é muito mais que dar um presente em uma data específica.
A honra que Jesus se refere, é cuidado, é acompanhar, é estar junto, é compreender, é ajudar, é ouvir, etc.
Na verdade é muito mais ainda. É acompanhar na velhice, dando amparo, sustento, enfim, ser-lhe útil até a morte. Em Provérbios 23.22 encontramos as seguintes palavras: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.”
Um dia para a mãe que nos gerou é, sem dúvida, pouco. Vamos receber a Palavra de Deus e viver com a nossa mãe todos os dias da nossa vida em amor.

Você tem honrado a sua mãe? Se não, comece agora! Lembre-se que a ORDEM é de Deus. Obedeça!




segunda-feira, 4 de maio de 2009

VOCÊ SABIA?
QUE MAIO É O MÊS DA FAMÍLIA?
“... em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12.3



Alguém disse que: “a família bem constituída é a melhor escola onde os valores humanos são ensinados, assimilados e melhor vividos”.
No mundo há crise financeira, crise política, crise moral, crise espiritual. Essas crises atingem e ferem a família, mas a família também contribui para que elas aconteçam.
A Bíblia responsabiliza a família por passar valores para os seus descendentes. Deus escolheu Abraão para ser o fundador do seu povo especial, porque o viu capaz de ensinar a seus filhos a prática da retidão e justiça (Gênesis 18.19).
Em Deuteronômio 6.6-9, Deus entrega aos pais a tarefa de passar para os filhos os valores espirituais.
Eli foi cobrado por Deus quanto à indisciplina de seus filhos (I Samuel 3.13). Provérbio 22.6 diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar...”
Jesus, em seu lar, recebeu valores que o fizeram crescer em estatura, sabedoria e em graça, tornando-se agradável a Deus e aos homens (Lucas 2.52).
Paulo menciona a fé autêntica e viva do lar de Timóteo, que fez dele um jovem tão útil. Outros textos bíblicos nos levam a concluir que aos lares cabe a responsabilidade de transmitir e formar valores nos indivíduos. A falta e a inversão de valores positivos na sociedade é por que a família está falhando.
A sua família está vivendo a Palavra de Deus?