segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VOCÊ SABIA?
QUE AS PALMAS EM CULTO A DEUS PODEM TRANSMITIR UMA MENSAGEM CONFUSA?
“Por exemplo, além da voz humana, existem os instrumentos musicais, como a flauta e a harpa. Se os sons não saírem com toda a clareza, como poderá alguém saber o que está sendo tocado em um ou outro desses instrumentos?” I Coríntios 14.7 – (NTLH)
Estamos vivendo a época das palmas descontroladas nos cultos. Tudo é motivo de palmas. O dirigente do culto fala qualquer coisa, e pronto: o povo se põe a aplaudir.
Após os cânticos, palmas. Após a pregação, palmas... será que não está havendo um exagero? Quero evitar o caminho da crítica. Quero apenas que passemos a pensar sobre o tema.
Bem, no Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio, vemos a definição de “palmas”: “aplauso manifestado”; diz ainda que “aplauso acontece depois que termina um espetáculo”.
Reflita comigo: em culto a Deus, estamos presenciando um espetáculo? Ao cultuar a Deus, precisamos questionar nossas posturas, atitudes, afinal, não somos robôs.
Focando o texto em referência, porque usamos as palmas? Qual o objetivo? Nossa atitude através das palmas é de fato a exaltação a Deus? Ou queremos engrandecer as pessoas que estão à frente?
Ou será que desejamos criar movimentos, ruídos para evidenciar que realmente está ocorrendo uma ação de Deus durante o culto? Será?
Para terminar, vamos considerar o texto de Efésios 4.14 (NTLH): “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.”

Fique atento: PORQUE AS PALMAS EM CULTO A DEUS PODEM TRANSMITIR UMA MENSAGEM CONFUSA!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VOCÊ SABIA?
QUE O DIA DOS PAIS PASSOU, MAS
 O DESAFIO DE EDUCAR FILHOS CONTINUA?

“Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas” Provérbios 4.1 – (NTLH)
O dia dos pais passou. É hora de retomar a posição de professor, de líder, continuar... perseverar... insistir... A educação não pode parar.
No “dia dos pais” alguns estavam felizes achando que tudo estava muito bem, outros tristes, desanimados, até achando que foram novamente esquecidos.  Muita calma, aguardem! Mais à frente novas experiências baterão às suas portas.
A verdade é que os pais choram se alegram, quando os filhos são pequenos. As crianças os consideram como um herói, depois de algum tempo mudam de idéia e infelizmente em alguns casos chegam ao extremo de desprezá-los. Porém a ordem continua: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Prov. 22.6 – (RA)
O importante não é serem reconhecidos pelo filho, mas obedecerem à orientação de Deus e manter-se na posição em que foram colocados.
É preciso continuar indicando a Palavra de Deus como referência para todas as horas: “O moço que obedece à lei de Deus é inteligente, porém o que anda em más companhias é uma vergonha para o seu pai.” Provérbios 28.7 – (NTLH)
Os pais são falhos, erram, porém aos pais foi dada a responsabilidade de ensinar ao filho o caminho em que devem seguir, vejam o texto: “Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.” Prov. 4.13-15 – (NTLH)
O dia dos pais passou, mas o desafio de educar filhos continua!